Athame

O Athame é uma faca de dupla face, chamada pelos Wiccans de Athame. Esta faca não é utilizada para cortar somente para direcionar a energia e a manipulação de poder. Existem algumas tradições em que é utilizada uma espada no lugar do athame. Ao analisar o athame podemos notar que é parecido a uma espada mas de uma dimensão menor. Na Wicca não é necessário que o Athame tenha corte, por exemplo o meu não ta laminado, mas existem tradições que só podem ser usadas com lãmina.

O Athame é associado com o elemento Fogo, e por vezes com o elemento Ar. Ele é moldado com o fogo mas só corta o ar na hora de traçar o circulo por exemplo. Em algumas tradições representa o Fogo por ser masculino, simbolizando o fálico do Deus e representando o mesmo. Também representa o masculino em alguns rituais. Os dois lados do Athame representam o Deus e a Deusa e a sua união, juntar o mundo espiritual com o mundo mundano.

O Athame é utilizado para traçar o circulo e destraçar e para direcionar a energia, ou também para invocar os elementos, entidades e energias para banir.  Não é utilizada para cortar algo no plano físico. É usado para direcionar a energia gerada durante os rituais e feitiços. O Athame é um instrumento pessoal não podendo ser compartilhado com outros membros do coven, como outros instrumentos mágicos. Existe a excepção de utiliza-lo para cortar o bolo nas cerimónias de noivados Wiccan ou Pagã. Asemelha-se a uma Varinha pois canaliza energia.

Em relação a escolha do design, este na tradição classica tinha um cabo preto e a boline um cabo branco, mas hoje em dia podemos usar qualquer estilo e cor. A única coisa que se deve ter em consideração é que devemos nos sentir “atraidos” e gostar dele.  Em algumas tradições pode variar de material tal como ossos, aço, madeira decorados conforme a tradição. Também deve ter nove centímetros de comprimento com uma lâmina de dupla face.

Muitos pagãos hoje em dia optar por fazer os seus próprios athames. Depende dos recursos que tem em casa ou de familiares ou conhecidos para executar esta tarefa. Existe na internet tutoriais de como fazer o seu próprio. Se alguém fez ou irá fazer envie as suas imagens para o e-mail, terei gosto de ver.

Nota: Não são utilizados de forma alguma como arma ou para tarefas mundanas.

Compartilhe o seu voto!


Gostou do post?
  • Fascinated
  • Happy
  • Sad
  • Angry
  • Bored
  • Afraid
Imbolc
Tag - Liebster Award

Angélica Freitas

Uma Wiccan e Reikiana (Nivel 1) que estuda desde os 18 solitáriamente. Tenho 21 anos. Licenciada em Ciências da Cultura. Obteve uma mestra na qual auxiliou/ensinou e aprofundou o básico. Gosta dos assuntos relacionados ao Occultismo. Seu maior sonho é viver das coisas que realmente gosta.

2 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

FEEDBACK