Charming Wiccan
sexto dia - livro Os Druidas e os Deuses Celtas sob a forma de Animais #PEDAblogBr

O desafio dos Mistérios de hoje fui começar a ler um livro novo. O livro que escolhi fui Os Druidas e os Deuses Celtas sob a forma de Animais de Henri  D’arbois de Jubainville.

Acordei já era tarde como de costume. Fiz a minha rotina diária. Sempre a mesma coisa. Decidi conversar um pouco no chat do facebook. Estava ajudando uma amiga com uma imagem. Ela é daqui da Ilha da Madeira tal como eu. Não sei como a tinha no facebook, não me lembro. Começamos a falar após ela enviar o link do seu blog referente ao último post. Eu também enviei o link do meu blog. Por minha surpresa ela fala que também é Wiccan. Eu curiosíssima fui espreitar no perfil de onde ela morava. E felizmente bem perto do que imaginaria.

A partir desse dia nós começamos a falar. Quando vi o blog dela, lembrei-me do meu logo no inicio com um layout padrão do blogger. Detestava aqueles layouts, mas na época que criei o blog não me importava com o design. Acabei por deixar o blog de lado por várias razões, sem computador, sem paciência e a faculdade. Voltei dois anos mais tarde quando os layouts free encontrava-se facilmente. Quando voltei preocupei em escrever todos os dias posts e ter mais visualizações. Então depois as coisas percorreram o seu curso. Aderi a grupos de ajuda para bloggers no facebook. Fui desde aí que obtive alguns conhecimentos para alterar o desgn do blog. A minha amiga também deveria estar a passar pelo mesmo em relação ao design. Decidi ajudá-la e dar-lhe algumas dicas. O blog dela melhorou porém tem um pormenor que infelizmente não sei resolver.

Neste momento tem o sorteio até dia 2 de Setembro no blog e na fan page dela com produtos de maquilhagem, cremes, perfumes e capas para telemóvel. 

Enquanto estava ajudando-a em algumas coisas para o blog dela, também estava pensando qual livro leria. A princípio pensei que não tinha nenhum livro novo para ler. Eu tenho a mania de começar a ler um livro, depois comprar outro. Nunca termino de ler um livro e já compro outro para ler. Felizmente tinha ainda um livro, o único livro que ainda não tinha começado a ler. Então fui esse mesmo que comecei a ler.

Os Druidas e os Deuses Celtas sob forma de Animais

O livro tem 156 páginas. A escrita é fácil de compreender, sem palavras complicadas. Tem palavras diferentes mas com o seu significado no rodapé.

Aborda sobre os Druidas, ainda não sabem ao certo a sua origem. Uns pensam que na Grã-Bretanha, outros em Gália.

No primeiro capítulo faz uma introdução da história deste povo, que foram extintos e surgiram outros. Infelizmente não existiam livros e os conhecimentos era via oral, perdendo-se com a sua extinção. Os Druidas, segundo a autoria seria um povo anterior aos Celtas. Neste primeiro capítulo tem uma comparação entre os Gutuatri e os Uãtīs. Os GUtuatri e os Uãtīs são sacerdotes tais como os Druidas eram.

O livro aborda outros aspectos:

  •    As principais categorias de sacerdotes que existiam na época celta: os DRUIDASos muito sábios -, que todos conhecemos, os GUTUATI que, apesar de menos conhecidos, não são menos importantes, e os UATIS – os adivinhos -, acerca dos quais nada se conhece.

  • A origem da instituição druídica: Grã-Bretanha ou Gália.

  • Os seus ensinamentos; muitos historiadores antigos defendem que o conhecimento druídico se relacionava com os rituais pitagóricos gregos; porém, mais recentemente, pensa-se que na Irlanda os druidas levavam uma vida monástica semelhante aos monges tibetanos, em mosteiros pagãos que antecederam os cristãos.

  • O contacto dos sacerdotes druidicas com o clero cristão e as lutas que travaram para a sua própria sobrevivência.

  • Uma epopeia irlandesa profundamente simbólica em que os deuses tomam a forma de animais.

A religião Wicca tem raízes celtas. Eu adoro a cultura celta, porém gostava de aprender druidismo. Aqui em Portugal tem uma ordem dos Bardos, Ovates e Druidas, porém para ser afiliado é pago mensalmente. O valor não é alto, visto que enviam documentos pelo correio o preço até é justo.

Amanhã o desafio é fazer exercício físico. Já não faço a muito tempo.

Compartilhe o seu voto!


Gostou do post?
  • Fascinated
  • Happy
  • Sad
  • Angry
  • Bored
  • Afraid
Quinto Dia - Os meus Hobbies
Sétimo Dia - Exercício Físico

Angélica Freitas

Uma Wiccan e "Speculari" que estuda desde os 18 solitáriamente. Tenho 21 anos. Licenciada em Ciências da Cultura. Obteve uma mestra na qual auxiliou/ensinou e aprofundou o básico. Membro do Clã Specularium. Gosta dos assuntos relacionados ao Occultismo. Seu maior sonho é viver das coisas que realmente gosta.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

FEEDBACK