roupa preta

O uso de roupa preta é associado às bruxas, creio que deu início ao surgimento dos primeiros filmes de Hollywood. Na verdade, muitas das coisas que acreditam ser ou ter uma bruxa surgiu com os filmes. Esta associação vem de que as bruxas eram consideradas malvadas e seres das trevas e o preto era associado a esses elementos. Decidi escrever este post depois de ver uma postagem no facebook, e após pesquisar na internet não encontrei informações sobre o assunto.

As bruxas usam roupas de todas as cores e não somente preto. Existem bruxas que são “todas coloridas”, ou seja, usam vestuário indepentemente da cor . Cada pessoa tem gostos diferentes, uns gostam de roupas clara, outros de escura, outros só algumas cores. Eu não sou bruxa, porém antes de me vestir somente de roupa preta vestia roupas de várias cores, sendo considerada “hippie” (usava roupas muito coloridas e até usava uma coroa de flores).

O preto, além de ser associado para a maioria das pessoas “comuns” às bruxas, também o é em algumas ocasiões associadas ao Satanismo, quando as roupas deixam de ser aquelas denominadas “básicas” para “elaboradas/pesadas” ou contendo acessórios (normalmente com estilo gótico ou rock). Também associam ao negativo, às “trevas”.  Na verdade o preto tem outras funções que os demais desconhecem e que vale a pena mencionar.

Não existe uma resposta a esta pergunta 100% correta, pois como aprendi, cada um sente as cores de forma diferente (o verde é associado à cura, mas se a pessoa sente que o azul simboliza a cura, então ela pode usar essa cor, o resultado será o mesmo).

Eu associo a roupa preta à proteção espiritual. Na cromoterapia é utilizado para bloquear energias negativas. O site bemzen num artigo explica qual a relação desta cor na cromoterapia, as influências e os efeitos.

O preto é a junção de todas as cores,  e quando vestimos roupa de cor preta, retém o calor, fazendo com que fiquemos mais quentes, por isso muitos acreditam que essa cor também absorve todas as energias. Porém a roupa preta não absorve as energias e por nisso é utilizada nos velórios e nos enterros, também tem a questão dessa cor simbolizar o luto. Como o preto tem todas as cores, este neutraliza as energias externas e protege as internas. Como esta cor protege as energias internas, há-de ter cuidado quando a pessoa sofre de depressão ou está em baixo, com energia negativa pois tende a ficar “preso” em si, e o que a pessoa precisa é de se libertar daquela energia ruim.

Há pessoas que mencionam sobre os nossos antepassados usarem roupas pretas a noite para se esconderem na floresta, quando estas necessitavam colher ervas ou se banhar no rio. Tem lógica, pois nessa época não existiam luzes no caminho/estradas e seria mais fácil “camuflar-se” entre os arbustos, arvores e o escuro da noite.

Algumas roupas pretas sempre estarão no guarda roupa das bruxas, pois estas sabem os seus beneficios e também porque em alguns rituais são necessários utilizar vestimentas desta cor. Apesar de nem todas as tradições ou religiões que envolvam bruxaria usam roupas, pois algumas não as usam, nem mesmo roupa interior. Neste caso, estou a me referir aqueles que usam roupas. Esta cor influência nos processos de energizacões, evocações e rituais (a energia flui mais dependendo do tipo de ritual, de evocação ou energizacao). É utilizada por exemplo para banimentos e há quem use, num caso especifico para rituais com Hécate.

Como disse anteriormente, cada um sente de forma diferente, quem acredita que o preto suga energia ruim, então terá esse feito sobre essa pessoa. No meu caso, uso preto porque gosto, pareço um pouquinho mais magra e não me sinto deprimida, pelo contrário. Nem sempre uso preto, alguns dos meus pijamas são de tonalidade clara. As vezes, e quando estou em casa sinto necessidade de usar alguma cor, normalmente este sentimento surge porque tenho de renovar as energias. Se eu uso sempre preto, as energias internas serão quase sempre as mesmas, se por alguma razão gerar energia negativa, e ao longo do tempo irá acumular e acumular, então de vez em quando necessito “retirar” essa energia negativa.

Se tem uma opinião diferente, acha que algo escrito aqui está errado ou acrescentar mais informações relevantes comente aqui em baixo.

 

Compartilhe o seu voto!


Gostou do post?
  • Fascinated
  • Happy
  • Sad
  • Angry
  • Bored
  • Afraid
Músicas para Rituais, Sabbath ou Esbbath

Angélica Freitas

Uma Wiccan e Reikiana (Nivel 2) que estuda desde os 18 solitáriamente. Tem 23 anos. Licenciada em Ciências da Cultura, mestranda em Gestão Cultural. Obteve uma mestra na qual auxiliou/ensinou e aprofundou o básico. Gosta dos assuntos relacionados ao Occultismo. Seu maior sonho é viver das coisas que realmente gosta.

FEEDBACK