Uma ferramenta ritual, o Cálice representa o sexo feminino da criação, o feminino e a fertilidade. Também representa os quatro elementos, ar, fogo, terra e água, embora esteja mais associado à água e ao oeste no altar. Ele é usado para beber, especialmente em rituais onde simbolismo feminino é importante. É colocado no altar em representação ao princípio feminino da Água. Outro cálice ou caldeirão às vezes é colocado no Ocidente também.
O cálice juntamente com o athame, espada ou bastão (são as ferramentas modernas) e são utilizados na promulgação do “Grande Rito” a união do masculino e feminino, onde representa o útero da Deusa e o falo do Deus, o princípio a partir do qual a vida brotará.
O Cálice pode ser feito com os materiais que desejar e preferir!
Pode usar um feito de:
-vidro;
-cerâmica;
-madeira;
-metal;
-prata;
-estanho;
-latão;
-cristal;
-cerâmica.
Podem ser de qualquer material, evite o plástico pois não é um material 100% natural levando produtos químicos e ao colocar líquido, alguns químicos do plástico pode se misturar e ir para os líquidos fazendo mal para a nossa saúde. Não é só o problema da saúde como também a energia que o envolve. Tenha cuidado com os metais não tratados ao servir o vinho. Os de cerâmica estão sendo bem populares e são fáceis de achar. Alguns bruxos têm vários cálices para diferentes tipos de rituais.
É, por vezes, passado em torno do círculo para que cada participante tome um gole. Esta é uma experiência de ligação e, muitas vezes as palavras “Que você nunca terá sede!” são passados em todo o círculo com o cálice.
Não precisam de gastar muito dinheiro em um cálice de prata, na Wicca não tem um material especifíco. Os de vidro do supermercado tem a mesma finalidade que os de prata, pois são ambos bom condutores de energia. E depois sempre o pode personalizar a seu gosto que ainda seria melhor porque assim está colocando a sua energia.