varinha
Instrumentos Varinha wicca

Varinha

A varinha tem sido usada ao longo dos séculos e milhénios nos ritos mágicos e religiosos. É muito popular entre os praticantes de wicca, neopaganismo e algumas tradições cerimoniais. Esta possui vários efeitos mágicos. É utilizada para redirecionar a energia durante um ritual, desenhar símbolos no chão e até mesmo para agitar a fermentação no Caldeirão. É um símbolo fálico e é usado para representar o masculino, poder e virilidade. Também representa o elemento ar, em algumas tradições representa o elemento fogo. A varinha serve para consagrar um espaço sagrado ou invocar uma divindade.

Esta ferramenta geralmente é utilizada para invocar o Deus e a Deusa, convocar os quatro quadrantes e lançar o círculo e até invocar espíritos. Para alguns wiccanos representa o elemento ar ou o aspecto divino masculino. O comprimento da varinha varia de tradição para tradição.

A criação de uma varinha varia com o gosto, pois pode produzir varinhas que fazem coisas diferentes dependendo dos materiais utilizados na sua confeção. Esta é pessoal e deve refletir as energias que deseja. Deve usar pedras e metais da sua escolha com atributos que lhe irá ajudar no seu trabalho mágico.

Desde os antigos egípcios para os Druidas, Moisés para Shamans, varinhas e cajados sempre foram as ferramentas prediletas de rodízios mágicos. A energia (ou magia) flui naturalmente em todos os lugares. Uma varinha ajuda a canalizar essa energia para a finalidade desejada. Na verdade, a energia pode ser canalizada por qualquer objeto, exceto os isoladores , como alguns cristais e vidros, o que, na maioria dos casos é usado para armazenar energia e não tranferi-las.

Existem controvérsias entre a Magia Cerimonial e a Wicca, se a varinha relaciona-se com a direção do leste ou do sul e quer se trate do fogo ou ar como um elemento.

O elemento ar refere-se à comunicação, ideias intelectuais, lógica linear, o pensamento claro e inteligente e a telepatia. Relaciona-se com o conceito de unidade também, na medida em que todos nós – e todas as espécies de vida – respiramos a mesma atmosfera (as plantas utilizam o dióxido de carbono e nós o ar).

A varinha relaciona-se com a carta Varas no tarô e vice-versa. É uma ferramenta macho como o athame. é particularmente útil em momentos em que a sabedoria é necessária, e invocar os espíritos antes do trabalho de transe onde a informação ou orientação específica é desejada. Também é aconselhável fazer o mesmo para trabalhos de adivinhação muito importantes, feitos em um círculo totalmente fundido.

Em algumas tradições a varinha é usada numa celebração de Equinócio de Primavera para criar um buraco no solo em que as sementes, simboliza a esperança das pessoas – simbolismo da fertilidade.

Há algumas Bruxas e Pagãos que só utilizam a varinha e o cálice como instrumentos. O seu pensamento acerca so assunto é que o Pentáculo é traçado apartir da Magia Cerimonial – o que é correto – assim que o querem eliminar pois sentem que é necessário voltar para as raízes da Wicca ou Paganismo. Essas pessoas também eliminaram a faca e espada porque nos tempos antigos a Wicca era a religião em massa dos camponeses – que não foram autorizados a transportarem armas. Estas pessoas utilizam a varinha para lançar todos os seus circulos, substituindo-a para todos os fins para os quais o athame teria.

Cada ferramenta mágica deve ter um próposito claro que o leva a sua criação. A varinha, por exemplo é uma ferramenta com foco para desenhar e dirigir a energia mágica. A finalidade poderia ser similar, ou pode consistir de uma natureza mais protetora usada para irradiar energias de proteção ao redor do portador. Seja qual for o propósito, a ferramenta mágica deve ser construída de uma forma respeitosa.  Os praticantes de magia sabem o valor de ter uma ferramenta mágica finamente trabalhada para o seu trabalho de magia. A decisão de criar ou evitar não deve ser tomada de forma impulsiva.

 

Compartilhe o seu voto!


Gostou do post?
  • Fascinated
  • Happy
  • Sad
  • Angry
  • Bored
  • Afraid

You Might Also Like...

25 Comments

  • Reply
    Minnie Me
    23 Novembro, 2016 at 22:20

    Ora aqui está um post interessante! 🙂
    A minha querida varinha mágica, companheira de todas as horas, ou melhor de todos os dias xD
    Gostei muito do teu conteúdo, só achei que os bonecos/animações/sons dificultam a presença de leitores.
    Espero que não encares como crítica negativa, estamos cá para nos ajudarmos umas às outras 🙂

    Um mega beijinho

    • Reply
      HeraEreshkigal
      24 Novembro, 2016 at 00:53

      A minha varinha só não anda comigo em todos os sítios pois tenho medo que quebre. Obrigada pela sua critica em relação as animações. Coloquei cerca de um dia e iria pedir a openiao das pessoas se incomodava ou se era muita animação. Na tua openiao o que deveria retirar? O boneco de neve saltitante, a musica, as arvores, os bonecos de neve ou o Pai Natal?

  • Reply
    Vanda Nunes - Ideal MakeUp
    27 Dezembro, 2016 at 02:30

    Conteúdo muito interessante. Gostei do blog ! beijinhoos

  • Reply
    Carla Giarola
    9 Janeiro, 2017 at 16:06

    O seu blog é tão exótico! Eu adoro saber desses assuntos, sou muito curiosa!! Dá vontade de sair lendo tudo.. rsrs Quando eu tiver um tempinho, vou fazer isso. Parabéns pelo post! Beijos!!!

  • Reply
    Bruna
    9 Janeiro, 2017 at 17:53

    Bem interessante seu blog e seu post, sou bem curiosa em relação ao essas coisas.

    • Reply
      HeraEreshkigal
      9 Janeiro, 2017 at 22:13

      Sao assuntos diferentes, vejo algumas pessoas que sao fas do Harry Potter e nao sabem realmente o que significa e para que serve a varinha na bruxaria.

  • Reply
    Ingrid Raggio
    9 Janeiro, 2017 at 19:59

    Que varinha mais fooofaa!
    Lembra do Harry Potter rs

  • Reply
    Eduarda
    15 Janeiro, 2017 at 23:04

    Adorei o conteúdo, sou muito curiosa em relação a esses assuntos, entendi e aprendi com o post.
    Beijos 🙂
    http://www.adoravelcloset.com/

  • Reply
    Amanda Querobino
    16 Janeiro, 2017 at 18:52

    Olá!
    Muito legal o post, eu admiro muito o seu trabalho com o blog, divulgando informação de qualidade sobre o tema!
    Não sabia que a varinha era utilizada para redirecionamento de energia, adorei saber pois troca de energias faz parte das minhas crenças!

    Parabéns pelo seu trabalho incrível por aqui!

    Beijos e Sucesso!

    • Reply
      HeraEreshkigal
      16 Janeiro, 2017 at 22:51

      A varinha tornou-se mais popular com os filmes do Harry Potter. Muitos são fãs, tem varinhas dos personagens e alguns não sabem realmente o seu uso na bruxaria.
      Obrigada, Beijo.
      Blessed Be!!!

  • Reply
    Segredos da Juh Costa
    2 Fevereiro, 2017 at 23:36

    Uall eu não sabia do significado da varinha e nem fazia muita ideia de porque utilizá-la.
    Sempre acompanhei por cauda do Harry, mas vai além disso.
    Parabéns pelo post e sucesso!

    http://www.segredosdajuhcosta.com

    • Reply
      HeraEreshkigal
      5 Fevereiro, 2017 at 16:44

      No filme a varinha serve para lançar feitiços, vemos um “raio” de luz saindo dela, na realidade acontece a mesma coisa apesar de não vermos nada mas energia é direccionada.
      Blessed Be!!!

  • Reply
    Bela Vicky
    3 Fevereiro, 2017 at 02:40

    Adorei o post.!!! O seu blog é puro conhecimento e eu adoro. Sucesso.

    https://belavicky.com

  • Reply
    Paula Marcondes
    8 Fevereiro, 2017 at 14:13

    Um post é um post. Não sabia desse significado da varinha e na verdade não sabia que ainda era utilizada. Sabe, nos acostumamos a ver em filmes e isso acaba distanciando da realidade. Gostei muito.
    Beijo

    • Reply
      HeraEreshkigal
      11 Fevereiro, 2017 at 17:53

      Ainda? Ela sempre fui utilizada. Não creio que deixem de a usar no futuro.
      Blessed Be!!!

  • Reply
    Lidiane Malheiros
    18 Julho, 2017 at 18:41

    Gostei muito. Parabéns pelo blog.

    https://lidianemalheirosblog.blogspot.com.br/

  • Reply
    Nara
    8 Junho, 2018 at 17:56

    Adorei o post, se calhar não li muito atentamente, mas afinal como é que se constrói ao certo a varinha?
    Blessed be

    • Reply
      Angélica Freitas
      8 Junho, 2018 at 20:03

      A varinha é feita com um galho de árvore, por vezes são feitas com outros materiais como a prata e cobre. A maioria prefere de madeira. Uma varinha pode ser somente um galho de uma árvore, pode ser inseridos símbolos, fitas etc. O tamanho e o material depende da tradição em que a pessoa está inserida e o modo de confeção também. No meu caso tenho uma que comprei de madeira com cobre e cristais na ponta. Podes ter as varinhas que quiseres, uma para cura, outra para traçar o circulo. Já vi bruxas com varias varinhas para varias finalidades, e claro que cada uma com itens, pedras, fitas e desenhos diferentes. Espero que tenha ajudado mais um pouco, qualquer dúvida pode comentar.
      Blessed Be!!!

  • Reply
    Gin Otamegane
    3 Junho, 2019 at 18:33

    Nas novelas que eu li até agora dizia que a razão dos magos, bruxas, etc… usarem varinhas, bastões, baculos, anéis, etc… como intermediários para realizar magias é principalmente para aumentar a precisão no controle de mana(energia magica), o que diminui o gasto de mana em magias e também permite que a magia seja concluída mais rapidamente. A diferença é perceptível, mesmo que o intermediário seja um ramo sem processamento. Também existem intermediários com a função de aumento poder, só que eles tendem a ser muito caros devido aos materiais e técnicas com que são feitos…

Leave a Reply

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Alguma Dúvida?