Neste post darei algumas dicas de estudo do Tarot, segundo a minha experiência ao longo de 5 anos. Primeiro irei-vos contar um pouco sobre a minha trajetória errônea no estudo do Tarot pra que não faça o mesmo. Depois direi-vos dizer o método de estudo do qual segui e funcionou, após várias tentativas de estudo.
Há 5 anos comprei um kit de oráculos, Tarot (22 arcanos maiores de marselha, Runas e duas moedas I-ching. As artes adivinhatórias me fascinavam, porém não conseguia interpretar nenhum oráculo. Tentei usar o livro que acompanhava, mas era muito pobre em informação. O Tarot que o acompanhava era, para mim, muito feio.
Algum tempo depois comprei um Tarot completo, o Tarot Místico da Celina Fioravanti – tenho um review aqui no blog. Quando o adquiri, comecei logo a fazer tiragens avançadas, não tinha nenhum conhecimento do significado das cartas, apenas o livro (o livro é muito bom, porém não explica a simbologia). Os arcanos menores não tinham imagens e era muito difícil recordar o significado. Após algum tempo desisti.
Passaram-se um ou dois anos e voltei a comprar mais decks de Tarot, a pensar que teria de me conectar a um para o conseguir interpretar.
Faço uma lista dos decks de tarot e o meu erro em alguns ao comprá-los, ao ser iniciante.
- Golden Tarot – os arcanos menores não tem imagens.
- The Lost Code of Tarot – os arcanos menores não tem imagens.
- The Wild Unknown Tarot – as imagens são inspirados na natureza + livro sem simbolismo.
- Tarot Mucha – baseado no Rider Waite, uma boa escolha.
- Rider Waite – a melhor escolha.
O primeiro Tarot da lista estava a 50% de desconto, daí uma compra mal feita. Sempre que forem comprar um Tarot vejam um review no youtube. Os próximos tres Tarôs achei-os bonitos, até que o Tarot Mucha fez-me apaixonar.
Por último, decidi comprar um Rider Waite, apesar de odiar aquelas imagens tão antigas, muito feio. Comprei-o em promoção para estudá-lo com livros em inglês.
Dicas do que não fazer quando se é iniciante:
- Não comprar um deck sem imagens nos arcanos menores.
- Não fazer tiragens avançadas sem estudo.
- Não estudar as cartas todas de uma vez.
Dicas de estudo do Tarot
- Pode comprar um Tarot que goste, porém tem de ter um outro Tarot de Rider Waite ou Marselha imprimido. Quem gosta de tecnologia poderá ainda ter o deck digital (imagens) e estudá-lo assim. Muitas pessoas já possuem agendas e diários digitais nos seus tablets ou smartphones. O meio de estudo não importa, desde que se faça um resgisto escrito.
- Começar por estudar a simbologia de cada arcano, apenas um por dia, e fazer comparação entre os dois decks ou mais. Isto serve para assimilar o significado das cartas, quando é estudado mais que um, é mais provável que haja esquecimento e percepção de uma maior dificuldade na interpretação.
- Tenha um diário de anotações.
- Tire uma carta todos os dias e anote o significado, no final do dia faça um feedback.
- Recomendo um dia por semana, fazer uma revisão dos arcanos estudados.
- Fazer um MindMap ou Flashcards para os arcanos com dificuldade na interpretação.
- Estudar primeiro os 22 arcanos maiores de Tarot, possuir um bom conhecimento e conseguir fazer tiragens avançadas, então depois estudar os arcanos menores.
- Reconhecer bons livros. Os bons livros para inciantes não são aqueles que tem o significado geral da carta, mas os que explicam os símbolos que tem em cada carta. Até ao momento só conheço bons livros em inglês. O livro do Jung sobre os arquétipos é bom em conjunto com o estudo da simbologia.
- Ter uma boa metodologia de estudo, se for comprar um curso de Tarot, pergunte qual a metodologia, isso é muito importante. Curso com apenas explicação da simbologia, os livros possuem.
O meu método de estudo é o da Pri Ferraz, na semana do Tarot ela fala sobre esse método que funcionou com ela, e também funcionou comigo. Adicionei mais alguns exercícios pois durante o meu estudo foram relevantes.
Metodologia
Intercalar a teoria com exercícios
● Exercício Intuitivo
↳ Interpretar os elementos visuais do arcano e escrever por suas palavras o que cada simbolo representa para si (sem consultar livros).
→ Símbolos.
→ Objetos.
→ Cores.
→ Estação do Ano.
→ Hora do dia.
● Exercício Comparativo
↳ Comparar diferentes decks de tarot (para conseguir ser apto de interpretar qualquer baralho de tarot).
● Exercícios Teóricos
↳ Estudar a teoria e reescrevê-la com uma linguagem simples, clara e directa, ou seja, com as suas próprias palavras;
↳ Identificar aspetos do Arcano que se parecem consigo ou com algum momento da vida;
↳ Criar uma história para o Arcano.
● Exercícios Práticos
↳ Jogos didáticos (estes jogos são recomendados após o estudo de vários arcanos).
→ Verbalize – junte os arcanos que já estudou, embaralhe, concentre-se, e comece a tirar as cartas. Para cada carta que tirar, deve ter uma palavra relacionada a ela. Na carta em que parar por alguns momentos para pensar sobre ela, separe-a; é ela que vai rever o significado.
→ Jogos a dois, no youtube tem alguns destes jogos com o tarot em inglês.
● Exercícios de revisão
↳ Rever as anotações, no final de cada semana, de todos os arcanos estudados até ao momento.
É possível estudar sozinho e a jornada é mais longa. Espero que vos tenha ajudado com as minhas dicas de estudo do tarot.
Como dizem, é com os erros que se aprende e eu aprendi.