Caldeirão

O Caldeirão é um símbolo da Deusa, o aspecto feminino da Divindade. O caldeirão também é simbolizado pelo útero da Deusa onde a vida começa. Representa os quatro elementos: terra, colocando-o sobre a mesma; água, enchendo-o; fogo, aquecêndo-o; ar, enviando o vapor. Mas geralmente é representado pelo elemento Água, afinal na maioria das utilizações esse elemento é mais utilizado, ou pelo menos antigamente era. O Caldeirão possuí três pernas que representa a triplicidade da Deusa Mãe, nos seus três aspectos como a Virgem, Mãe e Anciã ou a lei triplice, a lei do retormo “para ti retornará três vezes” que pode ser físico, emocional e espiritual. Na lenda Celta a Deusa Cerridwen possuía um Caldeirão da imortalidade e inpiração. Em algumas tradições o Caldeirão é substituído por um Copo ou Cálice, pois este tem o mesmo significado sendo mais pequeno. Também em outras tradições podem ser usados juntos, o Cálice ou Copo e o Caldeirão.

Em determinados rituais (celebração ou abundância ritual sazonal) a utilização de um altar ou não, o Caldeirão serve para colocar as nossas oferendas tais como flores, frutos, cristais, comida ou objetos.

Antigamente este instrumento era comum a sua utilização nas cozinhas sendo o que chamamos agora de panela. Era utilizado para cozinhar, fazer poções, sopas e cerveja. Nessa época as mulheres eram as donas de casa que geralmente estavam sempre na cozinha. Como passavam maior parte do seu tempo ali cozinhando, um único caldeirão servia para tudo o tipo de fins. Nos tempos de hoje temos uma panela específica para somente uso mágico o que não acontecia antigamente, e não era por isso que tinha menos efeito.

SAM_1320

O Caldeirão também tem uso para vidência. É muito simples de se utilizar, porém um tanto complicado de se compreender as formas que nos são mostradas, para quem está começando a aprender (mas não desanime se não conseguir a primeira, com prática chegamos lá). Podemos colocar água e olhá-lo para as suas profundezas e interpretar as imagens que visualizamos para esclarecer dúvidas ou receber a sabedoria da Mãe Lua e o seu Eu interior sábio. O mais indicado é fazer numa Lua Cheia e enchê-lo com água até metade. Também pode usar á Luz do Sol ou á Luz das Velas e colocando ervas secas bem picadas ou pétalas de flores em cima da Água e ir interpretando os movimentos que estas fazem.

Um outro uso é colocar uma Vela ou Fogo dentro, mas há que ter em atenção de qual material é feito o seu Caldeirão para não o danificar. Se for ferro fundido pode fazer fogueira dentro dele próprio tendo o cuidado de colocar um revistimento por dentro pois estará colocando fogo e não quererá que se estrague com a ferrugem. Caso utilize uma Vela é aconselhável que coloque areia para segurar a Vela. Ao utilizar o elemento Fogo dentro do Caldeirão pode queimar Desejos ou ervas. Eu prefiro queimar ervas do que incenso comprado.

 

 

Compartilhe o seu voto!


Gostou do post?
  • Fascinated
  • Happy
  • Sad
  • Angry
  • Bored
  • Afraid
Perguntas Pessoais
Projeto-Cartas

Angélica Freitas

Uma Wiccan e Reikiana (Nivel 2) que estuda desde os 18 solitáriamente. Tem 23 anos. Licenciada em Ciências da Cultura, mestranda em Gestão Cultural. Obteve uma mestra na qual auxiliou/ensinou e aprofundou o básico. Gosta dos assuntos relacionados ao Occultismo. Seu maior sonho é viver das coisas que realmente gosta.

12 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

FEEDBACK

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.