O Caldeirão é um símbolo da Deusa, o aspecto feminino da Divindade. O caldeirão também é simbolizado pelo útero da Deusa onde a vida começa. Representa os quatro elementos: terra, colocando-o sobre a mesma; água, enchendo-o; fogo, aquecêndo-o; ar, enviando o vapor. Mas geralmente é representado pelo elemento Água, afinal na maioria das utilizações esse elemento é mais utilizado, ou pelo menos antigamente era. O Caldeirão possuí três pernas que representa a triplicidade da Deusa Mãe, nos seus três aspectos como a Virgem, Mãe e Anciã ou a lei triplice, a lei do retormo “para ti retornará três vezes” que pode ser físico, emocional e espiritual. Na lenda Celta a Deusa Cerridwen possuía um Caldeirão da imortalidade e inpiração. Em algumas tradições o Caldeirão é substituído por um Copo ou Cálice, pois este tem o mesmo significado sendo mais pequeno. Também em outras tradições podem ser usados juntos, o Cálice ou Copo e o Caldeirão.
Em determinados rituais (celebração ou abundância ritual sazonal) a utilização de um altar ou não, o Caldeirão serve para colocar as nossas oferendas tais como flores, frutos, cristais, comida ou objetos.
Antigamente este instrumento era comum a sua utilização nas cozinhas sendo o que chamamos agora de panela. Era utilizado para cozinhar, fazer poções, sopas e cerveja. Nessa época as mulheres eram as donas de casa que geralmente estavam sempre na cozinha. Como passavam maior parte do seu tempo ali cozinhando, um único caldeirão servia para tudo o tipo de fins. Nos tempos de hoje temos uma panela específica para somente uso mágico o que não acontecia antigamente, e não era por isso que tinha menos efeito.

O Caldeirão também tem uso para vidência. É muito simples de se utilizar, porém um tanto complicado de se compreender as formas que nos são mostradas, para quem está começando a aprender (mas não desanime se não conseguir a primeira, com prática chegamos lá). Podemos colocar água e olhá-lo para as suas profundezas e interpretar as imagens que visualizamos para esclarecer dúvidas ou receber a sabedoria da Mãe Lua e o seu Eu interior sábio. O mais indicado é fazer numa Lua Cheia e enchê-lo com água até metade. Também pode usar á Luz do Sol ou á Luz das Velas e colocando ervas secas bem picadas ou pétalas de flores em cima da Água e ir interpretando os movimentos que estas fazem.
Um outro uso é colocar uma Vela ou Fogo dentro, mas há que ter em atenção de qual material é feito o seu Caldeirão para não o danificar. Se for ferro fundido pode fazer fogueira dentro dele próprio tendo o cuidado de colocar um revistimento por dentro pois estará colocando fogo e não quererá que se estrague com a ferrugem. Caso utilize uma Vela é aconselhável que coloque areia para segurar a Vela. Ao utilizar o elemento Fogo dentro do Caldeirão pode queimar Desejos ou ervas. Eu prefiro queimar ervas do que incenso comprado.