bruxaria
Wicca é uma religião criada por Gerald Gardner na década de 50 com o intuito de divulgar práticas e conhecimentos de bruxaria que estavam se perdendo ao longo dos séculos devido as perseguições  da inquisição. A bruxaria foi uma das primeiras práticas da humanidade a surgir. Existem pinturas rupestres em grutas que simbolizam os rituais e os costumes dos praticantes desses tempos. 
Com o surgimento da inquisição que prevaleceu durante séculos, muitos ensinamentos foram esquecidos definitivamente. Os que sobreviveram foram passados de boca em boca, ou seja, de bruxa em bruxa. A igreja inverteu o significado de bruxaria a seu favor. Estes dizem que as bruxas fazem mal a terceiros por gosto e adoração ao diabo.
A igreja caracterizava bruxas hà algumas curandeiras (aquelas que sabiam as propriedades medicinais das plantas, naquela época a maioria das mulheres não tinham qualquer tipo de educação), parteiras e ainda as mulheres extremamente bonitas (aparentemente acreditavam que uma mulher muito bonita tinha um pacto com o diabo). Depois do surgimento do cinema a Hollywood inverteu a caracterização da bruxa como sendo velha, feia com cabelos grisalhos e despenteados com uma verruga negra ao pé do nariz com a cor da pele verde. Pode-se dizer que o cinema fui ao extremo na sua caracterização, antes a inquisição acreditavam que as mulheres detentoras de uma extrema beleza eram bruxas a Hollywood começou as caracterizar como extremamente feias e horrendas. Na verdade existem bruxas de todos os tipos (as verdes só as mal dispostas hehehe), bonitas ou feias, elegantes ou gordas, altas ou baixas, de cabelos longos ou curtos ou ainda de cabelos saudáveis ou estragados.
Os praticantes de Wicca não acreditam numa entidade do mal como o diabo, satã ou Lúcifer. Praticam o bem acima de tudo, cultuando a natureza e todos os seres vivos não sendo um mais importante que outro. Acreditam ainda na lei tríplice, ou seja, quando se faz algo retornará 3 vezes. Existem praticantes de bruxaria que não tem religião que também adoram a natureza e os animais. Elas vivem para a natureza, extraem a sua energia (retirando rochas, ervas, etc…) para os seus rituais, enquanto que, nós (humanos insignificantes) a sobre-exploramos sem qualquer consciência de futuras consequências. As bruxas tratam a natureza como ninguém, a respeitam e são respeitadas por esta. Portanto, as bruxas cuidam da natureza, das plantas, dos animais e seres humanos com respeito e carinho, diria que são as pessoas que melhor relacionamento tem uns com os outros. Nas práticas de bruxaria sempre envolve magia que é considerada uma arte, pois através dela ocorrem transformações.
Porém tem sim pessoas de outras religiões onde praticam bruxaria e que fazem mal ao próximo, mas isso depende da filosofia da religião que seguem, a ética e moral dos mesmos.
Ainda existe quem crie dois conceitos, a magia branca e magia negra, sendo uma boa e a outra má. Os praticantes de bruxaria, seja qual for a religião ou filosofia que seguem, não destinguem estes tipos de magia porque não existe tais definições. Porém depende da intenção (poderá ser boa ou má) do praticante no momento do seu ritual, feitiço ou encantamento. Eu acho um absurdo esses conceitos. Mas entendo o que querem dizer, se a intenção for boa caracterizam por magia branca e se a intenção for má que prejudique a terceiros caracterizam por magia negra. Ainda há quem considere que a magia que os praticantes da religião Wicca fazem é branca, e na verdade não é totalmente correcto afirmar-se isso. Quando o assunto é proteção, em alguns casos extremos precisamos de prejudicar o outro para nos protegermos. Infelizmente, em alguns casos é inevitável. 

 

Compartilhe o seu voto!


Gostou do post?
  • Fascinated
  • Happy
  • Sad
  • Angry
  • Bored
  • Afraid
Viagem as Desertas
Como se tornar num(a) wiccaniano(o) ou bruxa(o)

Angélica Freitas

Uma Wiccan e Reikiana (Nivel 2) que estuda desde os 18 solitáriamente. Tem 23 anos. Licenciada em Ciências da Cultura, mestranda em Gestão Cultural. Obteve uma mestra na qual auxiliou/ensinou e aprofundou o básico. Gosta dos assuntos relacionados ao Occultismo. Seu maior sonho é viver das coisas que realmente gosta.

7 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

FEEDBACK